De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Maranhão está entre os 5 estados com maior número de empreendedores que se autodeclaram como negros. Com uma proporção de 80%, estado fica atrás de Amapá (83%), Pará (81%), Amazonas (81%) e Acre (81%).
O levantamento do Sebrae foi realizado a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativa ao segundo trimestre de 2022. Ao todo, existem no Brasil 29,9 milhões de empresários, dos quais 52% se declaram como pessoas negras.
O estudo indicou também que embora sejam maioria, empreendedores negros têm rendimento médio inferior em 32% ao de empresários brancos. A renda média é ainda menor quando se trata de mulheres negras à frente de um negócio: 39% abaixo do rendimento de homens brancos. No mês de junho de 2022, o rendimento médio de mulheres negras empreendedoras era de R$ 1.852, enquanto que o de empresários homens e brancos era de R$ 3.231.
No Maranhão, segundo dados do Mapa de Empresas, existem 270.428 empresas ativas, das quais 130.304 são do tipo individual, isto é, negócios em que não pode haver sócios. Essa modalidade inclui o Microempreendedor Individual (MEI) e o Empresário Individual (EI), que diferem quanto à tributação e o limite de faturamento anual. Em ambos, o empresário e a empresa estão atrelados, de modo que o patrimônio da empresa e da pessoa física estão conectados, e a responsabilidade das dívidas inclui os bens individuais do empresário.