O documentário foi gravado em 2016 na ocasião de uma turnê do grupo Encantadeiras na série Sonora Brasil
“Ei, não derruba essas palmeiras! / Ei, não devora os palmeirais! /Tu já sabes que não pode derrubar/ precisamos preservar as riquezas naturais/. O coco é para nós grande riqueza/ é obra da natureza ninguém vai dizer que não! / Porquê da palha se faz casa pra morar/ já é meio de ajudar a maior população”.
Documentário sobre o canto das quebradeiras de coco, que reúne mulheres dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, pode ser assistido até o próximo domingo (20) por meio de plataforma online. Foi gravado em 2016, durante uma turnê do grupo Encantadeiras, na série Sonora Brasil do projeto Os cantos do trabalho, do Sesc (Serviço Social do Comércio).
A produção acompanhou toda a turnê e colheu depoimentos da rotina dessas quebradeiras e sobre a união presente dentro das comunidades e municípios que vivem, localizados em áreas rurais dos três estados. Dentre os relatos há o de Dona Dijé, uma forte liderança camponesa extrativista, defensora dos direitos socioambientais de seu povo. Falecida no dia 14 de setembro de 2018, foi quebradeira de coco no Quilombo de Monte Alegre, município de São Luiz Gonzaga do Maranhão.
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).