O discurso de ódio online tem a ver com a divulgação de mensagens, fotos e vídeos na internet com o intuito de atacar e provocar ódio contra determinados grupos sociais, por causa de raça, etnia, gênero, orientação sexual, religiosa, origem nacional e outras características. Além de ser crime, a prática pode trazer sérias consequências na vida real e afetar a saúde mental tanto das vítimas, quanto de quem só observa esse discurso.
Em 2022, segundo a Safernet Brasil, organização brasileira que trabalha com a promoção e a defesa dos Direitos Humanos em ambiente virtual, as denúncias envolvendo discurso de ódio online aumentaram 67,7%, em relação a 2021. Foram registradas mais de 74 mil denúncias só no ano passado. Os crimes de ódio que tiveram o maior aumento foram a xenofobia (preconceito, intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo), seguido de intolerância religiosa e da misoginia (repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres).
Os discursos de ódio podem provocar distúrbios do sono, baixa autoestima, sentimento de solidão, medo e insegurança e o aumento na ansiedade, além de fomentar a violência verbal e física. Com o intuito de orientar os jovens a como lidar com o discurso de ódio e promover a empatia e o apoio às vítimas, foi criada a ferramenta “Como Se Eu Fosse”, uma inteligência artificial no Whatsapp.
Criada pela empresa Talk2U em conjunto com psicólogos, roteiristas, especialistas no tema e em comunicação e um comitê de jovens, a ferramenta está disponível gratuitamente em formato piloto para pessoas de 18 a 29 anos. É uma parceria de UNICEF Brasil, Weni, Viração Educomunicação, Redes Cordiais e membros da Ashoka Young Changemakers.
Na experiência, o jovem troca mensagens com um personagem e passa por uma jornada personalizada de até sete conversas terapêuticas que fornecerão as ferramentas e habilidades necessárias para prevenir crimes e lidar com o discurso de ódio. O objetivo é mitigar o impacto negativo no bem-estar social, emocional e mental dos usuários.
Como denunciar discursos de ódio
Desde 2006, a Safernet Brasil oferece uma plataforma online para denúncias de conteúdo ilegal ou prejudicial na rede. A organização atua como um canal direto entre os usuários da internet e as autoridades, oferecendo um ambiente seguro e confidencial.
As denúncias são encaminhadas para a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da Safernet que também recebe denúncias de maus-tratos contra animais, tráfico de pessoas e de abuso e exploração sexual infantil. Depois de recebidas são analisadas, checadas e então encaminhadas para as autoridades competentes para que seja iniciada investigação policial.
Além da Central de Denúncias, a Safernet mantém um Canal de Ajuda para auxiliar e tirar dúvidas dos usuários da internet.
Com informações de Redes Cordiais, Agência Brasil e Safernet.