O palco do Teatro Ferreira Gullar, em Imperatriz, recebe pela primeira uma apresentação única e gratuita do espetáculo “Xica do Sertão de Terra e Puaca” na próxima sexta-feira, 16 de maio. A peça, que celebra a força, a ancestralidade e a resistência do sertão nordestino, terá início às 19h30 e a entrada será mediante a retirada antecipada de ingressos no direct do perfil @ciaafrodeteatroreinventarte.
Com texto e direção de Domingos de Almeida, a montagem é encenada pela Cia Afro de Teatro Reinvent’arte e narra em “Xica do Sertão – Ato 1: O Sonho” a trajetória de uma mulher negra e sertaneja que enfrenta os desafios do semiárido, resgatando sua herança ancestral.
Sobre a relevância da apresentação no Teatro Ferreira Gullar e o significado da obra para o público, Domingos destaca que: “Com essa apresentação a gente encerra um projeto que foi idealizado para levar teatro até as pessoas de forma gratuita. E nada mais significativo que fazer isso no Teatro Ferreira Gullar, que é o nosso palco principal na cidade. Tenho certeza que o público vai se identificar com o espetáculo, porque ele fala sobre nós, as lutas diárias e os desafios que se impõem sobre nossas vidas”.

O espetáculo integra uma iniciativa de descentralização do acesso ao teatro, tendo já circulado por três bairros periféricos de Imperatriz entre março e abril, além de uma apresentação recente no Teatro Viriato Corrêa, em João Lisboa. A peça também terá apresentação em Açailândia (MA), no dia 29 de maio, ampliando seu alcance na região Tocantina maranhense. Em todas as sessões realizadas, a companhia promoveu rodas de conversa com o público, estimulando reflexões sobre temas como identidade, ancestralidade e justiça social.
“Xica do Sertão de Terra e Puaca” é um projeto realizado em parceria com o Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) e faz parte da circulação contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 004/2024 da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Sobre a Cia Afro de Teatro Reinvent’arte:
Fundada em 2013, a Cia Afro de Teatro Reinvent’arte dedica-se à promoção da cultura afro-brasileira e da igualdade racial através da arte. O grupo possui reconhecimento em festivais como o Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE) e tem se apresentado em diversas cidades da região Tocantina.
Clique e saiba mais sobre a Companhia.
