O portal de notícias Assobiar é uma das 80 iniciativas brasileiras selecionadas no Meta Journalism Project
O Portal Assobiar foi selecionado no programa “Acelerando a Transformação Digital”, iniciativa da Meta Journalism Project em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Internacional Center for Jornalists (ICFJ). O projeto é um site colaborativo de jornalismo, criado em agosto de 2020 pelas jornalistas maranhenses Daniela Souza e Idayane Ferreira.
Ao todo foram selecionados 82 projetos de diferentes regiões do Brasil, o Portal Assobiar é uma das duas iniciativas do estado do Maranhão. Os participantes selecionados receberam mentoria com especialistas durante três meses, de maio a julho deste ano, e contaram com apoio financeiro de US$ 2.500. Dessa forma, as jornalistas idealizadoras do Portal, puderam retomar o site de notícias e repaginar toda a sua identidade visual.

“Estamos felizes de termos perseverado, desde 2019, em um projeto tão ousado e inovador. A seleção do projeto nos mostra uma nova perspectiva que se abre no fazer jornalismo em Imperatriz e nos municípios circunvizinhos. Isso demonstra ainda que a linha editorial deste portal de notícias tem espaço no mercado e consegue ser inspirador para os/as futuros/as e colegas jornalistas”, afirmam.
O programa “Acelerando a Transformação Digital” visa estimular o fortalecimento do jornalismo local no país, reduzindo os chamados desertos de notícias (municípios com falta ou baixo número de veículos jornalísticos). Segundo levantamento do Atlas da Notícia, produzido pelo Observatório da Imprensa, no Maranhão há menos de 9 veículos jornalísticos por 100 mil habitantes (8,01).
Sobre o Meta Journalism Project
O Meta Journalism Project trabalha no mundo todo para fortalecer a conexão entre jornalistas e as comunidades em que eles atuam. No Brasil, opera com diferentes iniciativas de comunicação como por exemplo a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editora de Revistas (Aner), a Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji) e etc.
No programa “Acelerando a Transformação Digital”, em parceria com a Abraji e o ICJF, os critérios para inscrição incluíam a participação do jornalista inscrito em pelo menos uma das três edições dos cursos de jornalismo local ministrados pela organização. Esses treinamentos, realizados entre 2019 e 2021, contaram com mais de 10 mil inscritos e abordaram temas como sustentabilidade e produção editorial.
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).