A COAR, renomada iniciativa de fact-checking na região nordestina, apresenta uma arma poderosa contra as fake news: o “Arriégua! Ói as fake news: Manual de Checagem Nordestina”. Este material inovador visa promover a educação midiática e digital em toda a região, capacitando os cidadãos a identificar e enfrentar a disseminação de boatos e desinformações, especialmente durante o período eleitoral.
Em um contexto onde a proliferação de fake news pode afetar decisões cruciais, a COAR enfatiza a importância de uma sociedade informada e crítica. “Estamos enfrentando uma realidade na qual a desinformação ameaça os pilares da democracia. É nosso dever fornecer as ferramentas necessárias para que as pessoas se tornem defensoras ativas da verdade”, destaca Marta Alencar, fundadora da COAR.
Elaborado por nordestinos, para nordestinos, o manual é uma colaboração entre jornalistas e doutorandos em Comunicação, Marta Alencar (Unisinos) e Thiago Silva (UFC), juntamente com o pesquisador e mestrando em Comunicação, Jhonnatan Santos (UFMA, campus Imperatriz), responsável pelo projeto gráfico e diagramação, e a jornalista e Mestra em Comunicação, Ohana Luize, encarregada da revisão.
A COAR reconhece os desafios impostos pela disseminação rápida e volumosa de informações falsas e busca não apenas corrigir essas falsidades, mas também promover a conscientização e capacitação digital. O manual não é apenas um recurso estático; é um convite à participação ativa da comunidade nordestina na construção de uma cultura de verificação de fatos.
Além de apresentar técnicas de verificação, o manual explora as nuances da cultura nordestina, tornando-o acessível e relevante para a comunidade local. A linguagem autêntica e arretada utilizada reflete a identidade cultural da região, estabelecendo uma conexão mais profunda com o público-alvo.
“Ao conceber o projeto gráfico do Manual, buscamos evocar a essência do Nordeste através de elementos visuais vinculados à linguagem e à arte distintiva da região. Priorizamos uma atmosfera ensolarada, vibrante e alegre do sertão, ressaltando o orgulho regional presente nos traços artísticos da Xilogravura”, explica Jhonnatan Santos.
Desde 2020, a COAR tem desempenhado um papel fundamental no combate à desinformação no país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, através de seu site (coarnoticias.com), do podcast E-COAR e do COAR Educa, uma Extensão Educacional que oferece cursos gratuitos para a sociedade.
Portanto, é essencial compartilhar este material para combater as fake news no Nordeste. O “Arriégua! Ói as fake news: Manual de Checagem Nordestina” não é apenas um guia, mas sim uma ferramenta de empoderamento para todos aqueles que desejam preservar a verdade e garantir a integridade dos processos eleitorais e sociais.
Clique aqui para fazer o download do material.
(Com informações da Assessoria)
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).