A ferramenta oferece informações previstas sobre as vagas disponíveis e as notas de corte, facilitando o processo para estudantes.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas de 17 a 21 de janeiro. O Sisu é a principal porta de entrada para milhares de estudantes que buscam vagas em universidades públicas brasileiras. No entanto, a complexidade do processo e a dinâmica das notas de corte geram dúvidas e incertezas. Para ajudar, um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) criou o “Meu Sisu”, uma plataforma gratuita que oferece informações detalhadas e atualizadas sobre as vagas disponíveis, notas de corte e simuladores de chances de aprovação.
O processo de escolha de cursos pelo Sisu é desafiador. As notas de corte, que indicam as chances de aprovação, são dinâmicas e variações diariamente com base nas inscrições e reordenações dos candidatos. Além disso, cada curso e instituição podem receber pesos diferentes nas áreas de conhecimento avaliadas no Enem, dificultando comparações diretas. Para ajudar os candidatos, a plataforma permite que eles insiram suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), identifiquem cursos e instituições com maiores chances de aprovação e selecionem a modalidade de ingresso mais adequada ao seu perfil.
O “Meu Sisu” é gratuito e acessível a todos com conexão à internet. A ferramenta também oferece a opção de selecionar modalidades específicas, como Estudante de Escola Pública (EP), Pessoas Pretas e Pardas (PP), Indígena (I) e outras opções. É possível refinar a busca por estado, cidade, instituição ou curso, apresentando as médias ponderadas das notas e as respectivas notas de corte do último Sisu.
Os dados exibidos são coletados diretamente dos portais de transparência do Ministério da Educação e atualizados regularmente ao longo do período do Sisu. “Além disso, verificamos frequentemente as informações para garantir que estejam sempre corretas e atualizadas”, destacam os criadores da ferramenta.
“Meu Sisu” foi desenvolvida por dois estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, Jesus Sena Fernandes, do curso de Ciências de Computação, e Pedro Porto Teixeira, do curso de Engenharia de Computação, em parceria com Vinícius Martins Cotrim, estudante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A plataforma oferece diversas funcionalidades: É possível consultar vagas filtrando por curso, instituição, modalidade e outras características específicas. Simular notas, permitindo que os estudantes calculem suas chances de ingresso em cada curso com base em suas notas do Enem. Verificar dados históricos das notas de corte dos últimos anos, o que ajuda os candidatos a entenderem a competitividade de cada curso. Por fim, a plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino superior, incluindo localização, cursos oferecidos e estrutura física.
Com informações do Jornal da USP