A Semana da Consciência Negra, celebrada em todo o Brasil, destaca a riqueza da cultura afrodescendente, a luta e a resistência da população negra, além de reforçar a promoção da cidadania e da igualdade racial. Em Açailândia, a programação inclui apresentações culturais, palestras e atividades que unem celebração e reflexão sobre a história e as tradições afro-brasileiras.
Grupos culturais locais, como o Afro Afixirê e o Ballet Folclórico de Açailândia, desempenham um papel central no evento. O Afro Afixirê exalta as raízes da dança afro-brasileira, enquanto o Ballet Folclórico, focado na cultura maranhense, incorpora elementos de consciência negra em suas apresentações especiais.
Entre as atividades programadas, o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH-CB) organiza rodas de conversa, oficinas e espetáculos que enriquecem a celebração e promovem debates sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra.
Espetáculos em destaque
Afro Afixirê: O grupo apresenta o espetáculo de dança afro Aruanda: Lugar de Paz. A primeira apresentação ocorre na quarta-feira (20), às 19h, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz. Em Açailândia, as apresentações estão marcadas para os dias 24, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Teatro Municipal, às 20h. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
Ballet Folclórico: O Ballet Folclórico de Açailândia estreia o espetáculo Rainha Aduke – Coroando a Cultura Popular, que celebra as raízes e tradições brasileiras. As apresentações acontecem nos dias 18, 19 e 20 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento nº 01/2024, na categoria Artes Cênicas, e faz parte da Política Nacional de Cultura – PNAB, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT).
Programação diversificada
Além dos espetáculos, o CDVDH-CB promove uma série de atividades para celebrar a Semana da Consciência Negra. Confira os destaques:
- Segunda-feira, 18 de novembro, às 19h: Celebração ecumênica em frente ao CDVDH-CB, na Rua Bom Jesus, nº 576, Centro.
- Terça-feira, 19 de novembro, e quinta-feira, 21 de novembro: Apresentações das turmas de dança e capoeira nas escolas de Açailândia.
- Sexta-feira, 22 de novembro, às 19h30: Espetáculo no Teatro Municipal com as turmas do CDVDH-CB, incluindo os resultados do concurso de desenhos e rimas.
- Sábado, 23 de novembro, às 19h: Apresentação do grupo Afro Afixirê e lançamento do livro A Professora Marrom, da autora Maria dos Reis, no Teatro Municipal.
Com essa programação, a Semana da Consciência Negra em Açailândia busca promover uma verdadeira imersão nas raízes afrodescendentes, valorizando a história, a arte e as lutas da população negra.
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).