O autor maranhense Xìco Crùz, conhecido por suas obras que retratam a cultura e as tradições de municípios do interior do Maranhão, lança nesta quinta (10) seu quinto livro durante a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. O evento, que é um dos mais importantes do cenário literário nacional, será palco para o lançamento da nova obra do escritor, que já conquistou leitores de diversas regiões do país.
A FLIP reunirá autores, leitores e profissionais da área, promovendo debates e apresentações de grandes nomes da literatura contemporânea. O novo livro de Xìco Crùz, intitulado “O Corpo de Noan”, traz uma escrita em forma de prosa com alma de poesia.
Sobre a obra de Xìco Crùz, segundo a bailaria e pesquisadora em cultura popular Leila Nascimento, “Talvez por distração, mas certamente por vocação, liberdade e intuição, Cruz reafirma sua identidade como escritor e nos presenteia com mais uma obra singular. A narrativa provoca uma leitura curiosa e envolvente, conectando o leitor com a natureza de suas palavras — natureza dos céus, das águas, dos bichos e das gentes.”
O livro é narrado pelos olhos de Noab, o irmão mais velho “de alma esquecida no corpo”, e nos transporta para memórias ancestrais, onde a Chácara, o pé de jaca, o rio e a seca formam um cenário poético de realidades cruas e delírios. Xìco Crùz brinca com letras e sentidos, fazendo com que a realidade poética converse com os mistérios da mente, enquanto nos questionamos como tantas histórias e lugares nascem na imaginação de quem escreve.
A obra já gera grandes expectativas tanto entre críticos literários quanto entre seus leitores fiéis, consolidando ainda mais o nome do autor no cenário literário brasileiro. Durante a 22ª Festa Literária Internacional de Paraty, Xìco Crùz participará de uma sessão de autógrafos e de um bate-papo com o público, onde compartilhará detalhes sobre o processo criativo por trás de “O Corpo de Noan” e sobre sua trajetória como escritor. Além disso, o autor discutirá a importância de amplificar as vozes, às histórias do Maranhão e a diversidade cultural do estado no contexto nacional.
A Flip, conhecida por sua rica troca cultural e presença de renomados escritores nacionais e internacionais, reforça o prestígio crescente da literatura maranhense. A participação de Xìco Crùz destaca o avanço e a relevância dos autores regionais no panorama literário brasileiro.
O lançamento de “O Corpo de Noan” acontece nesta quinta (10 de outubro) e promete ser um marco na carreira do autor, ampliando ainda mais seu alcance e trazendo novas perspectivas para sua produção literária do Maranhão.
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).