Centro Cultural Tatajuba inaugura exposição “Portinarião” com obras de Candido Portinari no Maranhão

O Centro Cultural Tatajuba, em Imperatriz, inaugurou na última terça-feira,12, a exposição inédita “Portinarião – Uma exposição de Candido Portinari no Maranhão”, apresentando 44 obras de João Candido Portinari em impressão giclée, técnica de impressão digital que garante grande qualidade de detalhes – utiliza microjatos de tinta de longa duração em papéis específicos. A mostra, celebra os 120 anos do renomado artista brasileiro e destaca a ligação entre sua obra e a rica cultura maranhense. A entrada é gratuita e aberta ao público até 31 de maio de 2024.

O artista visual Miguel Sousa contribui para a exposição, criando elementos cenográficos que retratam a tradição maranhense, enriquecendo ainda mais a conexão entre a obra de Portinari e a cultura local. Solanda Steckelberg, fundadora do Tatajuba, expressa a importância dessa exposição para Imperatriz: “Compreendo que a estreia deste renomado artista no Maranhão estava destinada a ser em Imperatriz. Isso significa trazer para nosso público uma poderosa ferramenta educacional, reforçando, ainda, suas contribuições para a cultura, a educação e o turismo de Imperatriz e do Maranhão, como também criar possibilidades para integrar nossa cidade ao circuito nacional de exposições.”

Menina Sentada, de Cândido Portinari (1943) ,óleo sobre tela

A mostra deve reverberar também na cidade de João Lisboa, na comunidade de Bom Lugar, com a criação, em parceria com o Padre Ernane, da Sala de Artes Maria Candida [nome da filha do artista], um espaço integrado à Biblioteca Comunitária Poeta Ângelo Natanael. Além da apreciação artística, “Portinarião” oferece uma experiência educativa. Durante a exposição em Imperatriz, monitores e arte-educadores locais receberão os visitantes, compartilhando a mensagem e a contribuição de Portinari para a cultura brasileira.

Sobre a exposição

A exposição destaca a trajetória de Portinari e reforça seus laços com a cultura brasileira e, em particular, com o Maranhão. Foi concebida pelo Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari. Fundado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o projeto tem como missão resgatar a vida e obra de Candido Portinari e democratizar o acesso ao acervo do artista, promovendo atividades educacionais com crianças e jovens. O trabalho inclui também a catalogação de mais de 5.300 obras, 25 mil documentos e a publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”.

Em Imperatriz a mostra é realizada pelo Centro Cultural Tatajuba, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1665 – Centro.

Sobre o artista Candido Portinari

João Candido Portinari, nascido em 1903 em Brodowski, São Paulo, ascendeu à elite intelectual brasileira na década de 1930, apesar de sua origem humilde. Aos 20 anos, já era reconhecido nacionalmente e, em 1928, ganhou o “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro,” dando início a uma carreira internacional. Na década de 40, consolidou sua fama com exposições em Nova York, contribuições para a “Feira Mundial” e murais em Washington. Envolveu-se em temas latino-americanos, exilou-se no Uruguai em 1948 devido a questões políticas e enfrentou problemas de saúde nos anos 50 devido à intoxicação por chumbo em suas tintas. Mesmo assim, produziu os notáveis murais “Guerra e Paz” para a ONU em Nova York. Sua carreira destacada incluiu prêmios, exposições internacionais e uma participação única na exposição “50 Anos de Arte Moderna” em Bruxelas, encerrando com sua morte em 1962, aos 58 anos, devido à intoxicação fatal por tintas.

(com informações da Assessoria)

Idayane Ferreira
Idayane Ferreira

notícias em destaque

Triunfo em tempos de adversidade: Apesar da greve, UFMA de Imperatriz conquista cinco prêmios em evento nordestino

Triunfo em tempos de adversidade: Apesar da greve, UFMA de Imperatriz conquista cinco prêmios em evento nordestino

Estudantes e o PPGCom da UFMA, campus Imperatriz, são premiados no Intercom Nordeste 2024, com cinco prêmios no Expocom, destacando-se o Programa Oxente, Sibitão, Manual de Jornalismo Independente, Minuto UFMA e o Jornal Arrocha. Reconhecimento pela qualidade e esforço dos trabalhos experimentais em comunicação. Orientadores incentivam apesar das limitações estruturais. Os vencedores agora competem nacionalmente no mês de setembro em Santa Catarina.

Mães Solo: alguns dos desafios da maternidade sem parceiro

Mães Solo: alguns dos desafios da maternidade sem parceiro

Um mergulho na realidade das mães solteiras, que destaca suas batalhas diárias para garantir o bem-estar de seus filhos, enfrentando desafios financeiros, emocionais e sociais. Também destaca a importância do apoio e da empatia da sociedade para essas mulheres resilientes, que lutam para criar um futuro melhor para suas famílias.

‘Terreiro Trajetória’: João Lira apresenta sua jornada de 20 anos no Teatro Municipal de Açailândia

‘Terreiro Trajetória’: João Lira apresenta sua jornada de 20 anos no Teatro Municipal de Açailândia

João Lira, um talentoso bailarino, coreógrafo e artista plástico pernambucano, apresentará seu primeiro espetáculo solo, “Terreiro Trajetória”, neste sábado (27) no Teatro Municipal de Açailândia. Com mais de 30 anos de atuação, Lira compartilhará sua jornada de mais de 20 anos pela ancestralidade, danças tradicionais e cultura popular, transmitindo conexão com as expressões artísticas e explorando significados culturais e históricos. Não perca essa oportunidade única de vivenciar a riqueza da cultura popular através da arte de João Lira.

Escritoras e escritores da Região Tocantina para ler

Escritoras e escritores da Região Tocantina para ler

Através dessa matéria, ressaltamos a importância da literatura na Região Tocantina, apresentando o trabalho de oito talentosos escritores locais e mencionando o prestigioso Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). Os escritores abordam uma variedade de temas e gêneros literários, contribuindo para enriquecer o cenário cultural da região. O Salimp, apesar de enfrentar dificuldades financeiras, é reconhecido como um evento crucial para a promoção da literatura regional.

Realizado em Imperatriz primeiro torneio de Xadrez RPD Feminino na UEMASUL

Realizado em Imperatriz primeiro torneio de Xadrez RPD Feminino na UEMASUL

No último sábado (), Imperatriz sediou o primeiro torneio de Xadrez RPD Feminino na UEMASUL, com organização do Clube Xadrez Feminino local. Dividido em categorias Sub 12, Sub 14 e aberto, o evento contou com a participação de 17 competidoras e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da universidade. A fundadora do Clube, Daniela Dias, destacou a importância do torneio e anunciou a perspectiva de mais eventos ao longo do ano.

Manual de Jornalismo Independente do Nordeste: Uma iniciativa estudantil é lançada na Região

Manual de Jornalismo Independente do Nordeste: Uma iniciativa estudantil é lançada na Região

O lançamento do Manual de Jornalismo Independente Nordestino, resultado da parceria entre estudantes de jornalismo da UFMA e portais renomados da região, representa um marco no fortalecimento do jornalismo local. O projeto, desenvolvido ao longo de cinco meses, reflete a identidade e as necessidades da região nordestina, oferecendo uma cobertura mais contextualizada e plural da realidade local.

Nova funcionalidade do PenhaS ajuda Mulheres a traçar rotas seguras para fugir da violência doméstica

Nova funcionalidade do PenhaS ajuda Mulheres a traçar rotas seguras para fugir da violência doméstica

‘No combate à violência doméstica, cada passo é crucial’. Este é o lema por trás da campanha de lançamento do Manual de Fuga, uma nova funcionalidade do PenhaS. Desenvolvido pelo Instituto AzMina com o propósito de informar, proteger e acolher mulheres em situação de violência, o aplicativo disponibilizará gratuitamente essa nova função a partir deste dia 8 de março. Para acessá-la, basta baixar ou atualizar o aplicativo nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.

“Dia da Literatura Vermelha”: Iniciativa busca fortalecer a literatura de esquerda

“Dia da Literatura Vermelha”: Iniciativa busca fortalecer a literatura de esquerda

Neste dia 21 de fevereiro é celebrado o “Dia da Literatura Vermelha”, em homenagem ao aniversário de publicação do Manifesto Comunista. Esta data não apenas marca um momento de festividades, mas também de solidariedade com aqueles que enfrentam adversidades promovidas pela direita em todo o mundo. As atividades ocorrem em dezenas de países, convidando pessoas de todas as partes do mundo a se unirem.

Especismo

Quando pensamos sobre realizar testes em animais não-humanos, enviá-los para viagens no espaço, usá-los como entretenimento ou até mesmo comê-los, somos fortalecidos por um só pensamento, que nos assegura de que “está tudo bem”: o moralmente...

Além das crises: as individualidades na infância atípica

Além das crises: as individualidades na infância atípica

No texto, a autora, também professora, aborda a necessidade de enxergar as crianças além de seus diagnósticos, especialmente quando se trata de autismo. Ela destaca a importância de não limitar as crianças por rótulos, mas sim de proporcionar experiências que promovam seu desenvolvimento integral, incluindo habilidades sociais e emocionais.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

EDITORIAS

Notícias

Especiais

Dias mulheres virão

últimas publicações

Triunfo em tempos de adversidade: Apesar da greve, UFMA de Imperatriz conquista cinco prêmios em evento nordestino

Triunfo em tempos de adversidade: Apesar da greve, UFMA de Imperatriz conquista cinco prêmios em evento nordestino

Estudantes e o PPGCom da UFMA, campus Imperatriz, são premiados no Intercom Nordeste 2024, com cinco prêmios no Expocom, destacando-se o Programa Oxente, Sibitão, Manual de Jornalismo Independente, Minuto UFMA e o Jornal Arrocha. Reconhecimento pela qualidade e esforço dos trabalhos experimentais em comunicação. Orientadores incentivam apesar das limitações estruturais. Os vencedores agora competem nacionalmente no mês de setembro em Santa Catarina.

Mães Solo: alguns dos desafios da maternidade sem parceiro

Mães Solo: alguns dos desafios da maternidade sem parceiro

Um mergulho na realidade das mães solteiras, que destaca suas batalhas diárias para garantir o bem-estar de seus filhos, enfrentando desafios financeiros, emocionais e sociais. Também destaca a importância do apoio e da empatia da sociedade para essas mulheres resilientes, que lutam para criar um futuro melhor para suas famílias.

‘Terreiro Trajetória’: João Lira apresenta sua jornada de 20 anos no Teatro Municipal de Açailândia

‘Terreiro Trajetória’: João Lira apresenta sua jornada de 20 anos no Teatro Municipal de Açailândia

João Lira, um talentoso bailarino, coreógrafo e artista plástico pernambucano, apresentará seu primeiro espetáculo solo, “Terreiro Trajetória”, neste sábado (27) no Teatro Municipal de Açailândia. Com mais de 30 anos de atuação, Lira compartilhará sua jornada de mais de 20 anos pela ancestralidade, danças tradicionais e cultura popular, transmitindo conexão com as expressões artísticas e explorando significados culturais e históricos. Não perca essa oportunidade única de vivenciar a riqueza da cultura popular através da arte de João Lira.

Todos os conteúdos de autoria editorial do Portal Assobiar podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que deem os devidos créditos.

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER