A Corrida Internacional de São Silvestre, que ocorre na cidade de São Paulo (SP), é uma das grandes atrações do último dia do ano e proporciona entretenimento e apreço pela corrida profissional. No último sábado (31), o percurso chegou a sua 97° edição e a cada ano supera o número de participantes.
Entre as centenas de participantes estava o sociólogo e diretor cultural Kiko Pimentel. Natural de Montes Altos (MA), ele precisou correr não apenas da forma literal: para conseguir participar do percurso mobilizou mais de 40 pessoas para que seu desejo fosse concretizado. Além dele, um grupo de nove pessoas de Imperatriz (MA) marcaram presença na edição.
Na classificação geral Pimentel ficou em 261° lugar e 47° entre atletas de 30 a 39 anos (sua faixa etária). “Tive a honra de ser o primeiro de Montes Altos a participar e obtive um resultado além do esperado. Isso só foi possível graças ao apoio e incentivo de muitos amigos da cidade de Governador Edison Lobão, Imperatriz, São Pedro dos Crentes, Marabá, Ribamar Fiquene e amigos de Montes Altos. A todos a minha eterna gratidão!”.
Além dele, mais nove pessoas de Imperatriz participaram da corrida. Kiko relembra que existem dois grupos de whatsapp para quem deseja adotar como atividade física a corrida. “Um grupo tem 10 e outro 80 membros com o objetivo de se animarem juntos a permanecer”, explica.
Preparação para a Corrida
Ele ressalta que começou a treinar em 2017, mas só no final de 2021 fez seu primeiro teste visando sua participação na Corrida de São Silvestre, ao completar 37 anos correu 37 km. “Eu resolvi começar a preparação de fato quando decidi correr a idade que eu estava fazendo: eu ia correr a mesma quantidade em quilômetros daqui da cidade que eu moro [Montes Altos] a Governador Edison Lobão que é outra cidade aqui próximo ao município [a 33 km]. Nos primeiros 4 km eu gastei 1 hora e 15 minutos para completar essa viagem”.
Pimentel aproveita e dá uma dica para quem deseja participar da Corrida de São Silvestre, ou para quem simplesmente deseja correr para manter uma boa saúde e disposição. “Deve-se correr todos os dias pelo menos uma hora e depois aumentar o número de horas para quem deseja correr um percurso como a São Silvestre, de 15 km. Para manter ou perder peso é preciso ter foco e disciplina para o corpo entender seu ritmo e seu novo processo”.
Sobre a Corrida Internacional de São Silvestre
Ocorre anualmente desde 1924 e é a mais tradicional e famosa competição de rua do Brasil e da América Latina. Na edição de 2022, participaram 32 mil pessoas de mais de 15 países. A queniana Catherine Reline Amanang Ole e Andrew Rotich Kwemo de Uganda foram os grandes campeões na elite feminina e masculina, respectivamente. Tanto no masculino quanto no feminino, a melhor colocação de um brasileiro foi a quarta posição. Fabio Jesus Correia, de 24 anos, cruzou a linha de chegada com 46min13s. Já Jenifer do Nascimento Silva, de 31 anos, encerrou o percurso em 54min02s.
Marílson Gomes dos Santos foi o último brasileiro que ganhou em primeiro lugar a corrida de São Silvestre no ano de 2010. Lucélia Peres foi a última mulher brasileira que ganhou, em 2006.
Para participar desse percurso, os amadores pagam o valor de R$ 230,00 e R$ 850,00 para quem desejar ficar mais à frente e ter a possibilidade de ficar em uma boa colocação. Todas as despesas da viagem, alimentação, hospedagem e pagamento da taxa de inscrição são por conta do participante.
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).