A iniciativa visa arrecadar e distribuir livros entre jovens e adolescentes do município.
“Ler Transforma” é um projeto do jornalista e escritor João Marcos que, em julho de 2022, iniciou uma campanha para receber doação de livros. O objetivo é arrecadar e distribuir 500 exemplares entre estudantes da rede pública do município de João Lisboa, onde mora.
Na última sexta-feira, 26 de agosto, João Marcos realizou a primeira ação do projeto com uma palestra sobre a importância da leitura e a entrega de livros para alunos do turno matutino no Centro de Ensino Rio Amazonas, localizado no bairro Cidade Nova. No total foram distribuídos 230 exemplares.
“O diferencial é que os estudantes não vão saber qual livro irão receber. Todos estarão embalados. A ideia é que eles sejam surpreendidos e recebam o livro sem pré-julgamentos”, explica.
Segundo o autor da iniciativa, a ideia foi inspirada nas ações de “Blind date with a book” (Encontro às cegas com um livro, em tradução livre), na qual o cliente leva o livro sem saber qual título será a sua próxima leitura e isso acontece sempre no Dia dos Namorados.
Com a primeira leva de livros entregues, João Marcos segue recebendo doações. Pessoas interessadas podem entrar em contato diretamente pelo Instagram do autor (@jjoamarcos).
Sobre o ato da leitura
Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, publicada em dezembro de 2020, apontam que houve uma queda percentual de leitores no país, de 56%, em 2015, para 52%, em 2019 e que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano.
O estudo também apontou que um dos fatores que influenciam a leitura é o incentivo de outras pessoas. Um a cada três entrevistados, o equivalente a 34%, disse que alguém os estimulou a gostar de ler.
Com informações do site Região Tocantina.