Em sua performance, transmite conexão com as expressões artísticas, explorando não apenas os movimentos e ritmos, mas também os significados culturais e histórico.
Pernambucano, bailarino, coreógrafo e artista plástico, João Lira vai apresentar neste sábado (27), seu primeiro espetáculo solo “Terreiro Trajetória” (@terreiro.trajetoria) no Teatro Municipal de Açailândia. O espetáculo conta sua trajetória de mais de 20 anos sobre sua ancestralidade, as danças tradicionais do terreiro e a cultura popular. Em sua performance, transmite conexão com as expressões artísticas, explorando não apenas os movimentos e ritmos, mas também os significados culturais e histórico.
“O espetáculo tem muita alegria, ele traz muita brincadeira. Um espetáculo totalmente divertido, que acessa as pessoas por vários lugares. Um desses lugares é o lugar do sorriso”, relata o artista. Cenas de Cavalo Marinho traz personagens específicos que mexem com o público. “Me preocupo em trazer bons espetáculos que consigam, de alguma forma, se comunicar com o povo, com as pessoas, seja através da emoção, da alegria, do riso, ou do choro”, relata o secretário da cultura de Açailândia, Xico Cruz.

A mensagem transmitida através do corpo reforça a identidade, ancestralidade e cultura popular. “Trago os signos da cultura popular, das danças tradicionais do terreiro, linkando também com a minha ancestralidade indígena e afro ameríndia” [pertencente simultaneamente às culturas africana e aos indígenas americanos]. Ele apresenta um leque de possibilidades para representar o povo, as matrizes e, sobretudo, uma história. Carregada de sentimento, força, alegria, cores e cheiros.
Com mais de 30 anos de atuação, sua trajetória começou nas quadrilhas juninas de Recife, terreiro de tradições, participação do balé da cantora Priscila Senna e participação da abertura do carnaval da cidade em 2020. “Meu trabalho começa desde a infância. Sempre tive um desejo muito grande por fazer arte. Eu assisti aos meus irmãos dançar e isso, de alguma forma, mexia comigo, me atravessava”. Nessa trajetória surgiu o anseio de criações artísticas individuais.

As apresentações do artista abrangem diversas manifestações culturais, desde a Zona da Mata até a região metropolitana. Seu percurso inclui o cavalo marinho, maracatu de baque solto, afoxés, caboclinhos, jurema sagrada e giras de orixás. O artista toca zabumba, pandeiro e outros instrumentos de percussão. “Entender os instrumentos, sobretudo o instrumento que eu toco diretamente, que é a zabumba, faz com que o momento (da apresentação) aconteça de forma mais interessante”.
Ao longo de sua carreira, conquistou diversos prêmios, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, na área da dança e das quadrilhas juninas. Obtenção de prêmios, como melhor coreografia estadual e participações de destaque em festividades nacionais, incluindo um vice-campeonato nacional com a quadrilha junina ‘Raio de sol’ são reconhecimentos essenciais para trajetória do artista.
Para garantir seu ingresso digital no evento acesse o link: https://www.ingressodigital.com/evento/11988/Terreiro_Trajetria.
Data: 27 de abril (neste sábado)
Abertura das Portas: 19h
Início do Evento: 20h
Local: Teatro Municipal de Açailândia (Avenida Santa Luzia n° 01 San Reno – Açailândia/MA)
Ingressos de R$ 10.00 a R$ 20.00
Classificação Indicativa: 12 anos
Conteúdo produzido por Sarah Rocha (estagiária do Portal Assobiar)