O torneio aconteceu no último sábado (9) no campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e contou com a organização do Clube Xadrez Feminino de Imperatriz
Realizado no último sábado (9) o primeiro torneio de Xadrez feminino na região. O Torneio foi dividido em dois grupos Sub 12, Sub 14 e aberto, seguiam o sistema Suíço que significa partidas de Xadrez de 10 em 10 minutos, também chamadas de RPD.
Daniela Dias, fundadora do Clube de Xadrez Feminino de Imperatriz e uma das organizadoras do evento, conta mais detalhes do 1° torneio feminino. “O torneio foi incrível e tivemos a participação de 17 meninas. Começamos às 9h da manhã e fizemos 5 rodadas de 10 minutos cada partida. ”
Para realizar o torneio e garantir a organização do evento, a coordenação dividiu as participantes em categorias chamadas no Xadrez de ‘absoluto’ ou ‘aberto’, para nomear o sub-12 que são as meninas abaixo de 12 anos. A premiação foi troféu para a primeira colocada, a segunda e terceira ‘aberto’ e para primeira, segunda e terceira colocada na categoria ‘absoluto’.

O torneio contou com o apoio da pró-reitoria estudantil de extensão da UEMASUL, a Proexae (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis) e a presença da reitora Luciléa Lopes, que acompanhou algumas partidas. Daniela Dias, fez uma análise geral de como foi este evento, com a perspectiva de que tenha mais torneios durante o ano.
“Foi muito lindo. Teve coffee break (lanche) para as meninas e teve mimos também para quem participou. Foi algo histórico! Foi a primeira vez que aconteceu um torneio 100% feminino aqui na cidade de Imperatriz e ouso arriscar que também [foi a primeira vez que teve torneio de Xadrez feminino] no estado porque nós somos o primeiro Clube Feminino de Xadrez aqui do Estado. Então acredito que não tenha tido outro torneio 100% feminino em outras localidades aqui no Maranhão.
Para saber como participar do clube, ter mais informações sobre os benefícios do Xadrez e como surgiu o Clube aqui em Imperatriz acesse a matéria com riqueza de detalhe feito pela jornalista Idayane Ferreira. Clique aqui.
Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).