Com foco na cultura da região Tocantina, o programa é uma produção de alunos de Jornalismo da UFMA
A região Tocantina é rica e diversa culturalmente, e essa diversidade é tema das produções do Zine Sibita, uma revista cultural multimídia coordenada pela professora universitária Yara Medeiros. No último dia 21, o projeto lançou o episódio piloto do podcast “Canto do Sibita”, produzido pelos alunos da disciplina de Jornalismo Cultural da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz. Disponível no Spotify.
Com duração de 51 minutos, o piloto é dividido em quadros apresentados pelos alunos: “Pio e prosa”, “Xó te contá”, “Bastidores da produção artístico-cultural”, “Sibilar”, “Giro geek” e o “Especial”, uma crônica sensorial sobre a vivência de uma estudante de Jornalismo que é cega no “Festival Canta Imperatriz”. O episódio conta com a participação da multiartista Lília Diniz, traz curiosidades sobre os bastidores da produção de cinema, narra a história de educação pelo teatro do grupo Reinvent’Arte e destaca a iniciativa de empreendedorismo cultural da Zzula Beer.
Elenir Castro, uma das apresentadoras do podcast, explica que a escolha dos temas ocorreu em sala de aula durante reuniões de pauta na disciplina de Jornalismo Cultural. Ela conta que a produção envolveu contatos com fontes e entrevistas, tanto presenciais quanto no laboratório de rádio da universidade. No quadro sobre o mundo geek, ela e sua dupla, Clara Telles, optaram por curiosidades sobre o assunto, enquanto outros colegas conduziram entrevistas com figuras notáveis como Lilian Diniz e Domingos Almeida.
“Foi tudo feito em sala de aula com uma metodologia ativa de ensino,” comenta Yara, ressaltando o foco em provocar os estudantes a pensar em produtos laboratoriais, em formatos diferenciados e a desenvolver quadros específicos para o podcast, com o objetivo de abordar o Jornalismo Cultural de maneira criativa e diversificada. O projeto de podcast surgiu como um piloto para testar a viabilidade de novos formatos. “Inicialmente, penso em ter dois podcasts por ano, com duração maior de 50 minutos,” explica a professora.
“Quando a professora [Yara] lançou a ideia, ficamos muito felizes e abraçamos a proposta,” conta Elenir. A experiência de gravar e, posteriormente, ouvir sua própria voz no material editado foi gratificante. “Foi a realização de mais um sonho,” conclui ela, destacando a satisfação com o processo e o resultado, que incluiu entrevistas e uma produção de qualidade, mesmo com o tempo limitado para a execução.
Por ser multiplataforma, o projeto Zine Sibita prevê a criação de conteúdos adicionais para ampliar a presença nas plataformas digitais, proporcionando aos alunos oportunidades de criar desde fanzines até conteúdo para o site e, agora, também o podcast. “A ideia é estimular os alunos a produzirem dentro do campo do Jornalismo Cultural,” afirma Yara. Ela destacou ainda a trilha sonora original do podcast, criada pelo percussionista maranhense Isaías Alves.