Férias para que te quero!

Aqui estou eu me preparando para tirar dez dias de férias e há três meses que eu preparo roteiro, vejo passagem e hospedagem e penso em como estará o clima para pensar no que vestir. Ahh… se fosse apenas isso que antecede às tão esperadas férias!

Antes há toda uma preparação para deixar tudo organizado e funcionando, pois em casa que tem planta, bicho e filho, sair de férias não significa apenas pegar a mala e zarpar.

E quando o filho não sabe se vai passar direto e precisamos nos haver com a disciplina do outro e arranjar um tempo para estudar com menino nesta agenda já tão cheia de coisa? E quando você se organiza para estudar com o filho, mas neste dia ele tem um campeonato de vôlei na escola e você só fica sabendo na hora que organizou sua vida em prol deste estudo?

E o que falar dos compromissos? Deixar tudo organizado, agendar contas para pagar, ver o que se pode adiantar do trabalho, remarcar a agenda dos pacientes e uma outra infinidade de coisinhas que nos atravessam no dia-a-dia.

Lembro de quando era criança minha família ia para a praia e passávamos dois meses sem preocupação, apenas vivendo ao sabor dos dias. Nunca pensei em toda essa preparação que antecede às férias. Via minha mãe ficar de cabelo em pé quando chovia, pois, nós crianças ficávamos em casa comendo e comendo e jogando baralho e comendo e comendo. O fato é que meu pai só chegaria dali a um tempo com novas compras de mercado e ela tinha que lidar com toda uma organização das refeições. Bons tempos aqueles em que minha única preocupação era se fazia sol ou se chovia …

Mas o que se espera das férias? A psicanálise aponta que não só de necessário vive o sujeito, vivemos também do supérfluo; somos muito mais governados pelas sonhadas férias do que pelo trabalho. Pensamos, planejamos e esperamos pelas férias o ano inteiro! As férias são uma sucessão de dias em que temos as mais altas expectativas de que finalmente ali algo vai acontecer. Vamos sair da rotina, vamos descansar, vamos nos divertir, vamos conhecer pessoas interessantes, vamos viver situações inesperadas…

Temos um hiato de tempo só nosso em que a noção de tempo é esquecida, não importam as horas e todos os dias se parecem com domingo de tarde com todo o tempo só nosso e que não cabe em nenhum relógio.

Será que as férias são uma promessa que se cumpre? Ou será que ali algo fracassa e caímos num engano da perfeição dos dias sonhados de férias de quando éramos uma criança?

Vou ali tirar férias e depois eu conto.

Lília Sampaio
Lília Sampaio

Sou Lília Sampaio, psicóloga em Salvador, Bahia e uma psicanalista que gosta de histórias. Em minhas horas vagas, gosto de meus discos, livros, filmes, bichos, plantas, saidinhas com amigos e ficar em casa com minha família. Se você desejar fazer análise, faço atendimento presencial e online.

Outras colunas

O empreendedorismo como uma alternativa sustentável e eficiente

artigo destaca o empreendedorismo como uma alternativa sustentável e eficiente para o desenvolvimento social, especialmente no Quênia, enfocando o empreendedorismo social e individual como estratégias para alcançar a auto-sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e consideração pelas gerações futuras. Discute-se como o empreendedorismo social impulsiona mudanças sociais positivas através de modelos de negócios inovadores, mencionando áreas-chave de interesse, como desenvolvimento econômico, educação e sustentabilidade ambiental.

Além das crises: as individualidades na infância atípica

No texto, a autora, também professora, aborda a necessidade de enxergar as crianças além de seus diagnósticos, especialmente quando se trata de autismo. Ela destaca a importância de não limitar as crianças por rótulos, mas sim de proporcionar experiências que promovam seu desenvolvimento integral, incluindo habilidades sociais e emocionais.

Achados na feira de troca de livros

Participar da feira de trocas de livros da biblioteca se torna um ritual cativante para a narradora, que descreve sua experiência de escolher cuidadosamente livros para trocar, encontrar preciosidades nas mesas de troca e se encantar com os achados literários. A atmosfera acolhedora e a oportunidade de renovar sua coleção de forma econômica e sustentável tornam essa experiência inesquecível.

HQ de Fato – Luto é um lugar que não se vê e O Novo Sempre Vem

HQ de Fato apresenta duas histórias impactantes. “Luto é um lugar que não se vê” aborda o cuidado amoroso em meio ao luto, enquanto “O Novo Sempre Vem” narra a vida e inspirações de Vannick Belchior, filha do icônico cantor Belchior. Ambas as narrativas oferecem uma visão sensível e reflexiva sobre amor, perda e herança emocional.

Todos os conteúdos de autoria editorial do Portal Assobiar podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que deem os devidos créditos.

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER