Início » Sobre o Portal Assobiar
por Daniela Souza

Quem Somos

Batizado de Portal Assobiar, este website foi criado por duas jornalistas, Daniela Souza e Idayane Ferreira. O Portal se configura como um jornal colaborativo no município de Imperatriz; queremos ir além para divulgar notícias das cidades vizinhas, e toda a região da Chapada das Mesas.

Temos como princípio prezar pelo direito à comunicação, liberdade de expressão e combate às fake news [informações falsas]. Todas as nossas matérias são feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio noticiar e ocupar todas as esferas da sociedade a fim de nos envolvermos mais com as questões sociais, políticas públicas e cultura popular. 

Vamos proporcionar aos cidadãos dos municípios da região: notícias, reportagens especiais, fotos jornalísticas e vídeos sobre diversos temas. Nesse  periódico on-line vamos registrar, contar histórias, construir memórias e nos reportamos aos fatos para proporcionar o que de melhor e de mais profissional existe no mundo do jornalismo. 

Somos um produto independente de qualquer grupo político ou momento eleitoral, nascemos do desejo em cobrir de forma ética os acontecimentos locais. A nossa identidade e compromisso é construir um jornalismo que ande de mãos dadas com a sociedade. 

Queremos que nossos leitores sejam a nossa principal fonte de recursos financeiros para manter o nosso trabalho ativo. Contamos com a participação de vocês para que esse trabalho e essa visão jornalística tenha vida longa e que tenha impacto positivo para a nossa sociedade.

Por que Portal Assobiar?

Assobiar remete-se ao canto dos pássaros, que segundo a lenda, foram os primeiros a ser comunicadores: Na mitologia grega, os corvos eram conhecidos como mensageiros dos deuses, por serem considerados inteligentes. Depois, já na Idade Média, vieram os pombos-correios com a velocidade. Essas aves em tempos de guerra, eram os únicos responsáveis em levar informações. 

Seja Assobio ou Assovio como também é conhecido, o ato é uma linda música, além de tudo chamam atenção de apreciadores. Para a escolha consideramos  o fato do canto das aves geralmente serem marcantes: Quem nunca ouviu um bem-ti-vi ou um sabiá? O conceito de assobio, se estendem a sons humanos, que segundo o dicionário é um som produzido para chamar atenção. 

Inspiradas nessas e em outras histórias escolhemos como mascote um pássaro, e o nome Assobiar para relembrar também de Imperatriz, cidade sede do Portal. O município é considerado o Portal da Amazônia, por fazer parte da Amazônia legal. O conjunto dessas referências nos levaram a um nome simples e de melhor memorização, pois nosso principal objetivo é atrair leitores e transmitir informações com precisão, clareza e agilidade. 

Portal é uma palavra bastante usada no jornalismo e tem como conceito ser uma plataforma ampla para agregar e divulgar notícias de forma online.O nome está relacionado a sítio na internet. Nele envolve uma grande variedade de informações ou de serviços organizados por tópicos ou por áreas de interesse. 

Seja bem-vindo ao Portal Assobia

INFORMAÇÃO

Oferecemos um espaço de registro da história (e das memórias) da região, que possibilite noticiar a cultura popular e os fatos que lhe ocorrem.

CREDIBILIDADE

Noticiamos com seriedade e com rigorosa apuração dos fatos visando o combate às fake news.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies