Início » Blog » Sem categoria » Lideranças-femininas

Lideranças-femininas

por Érica Souza

Recentemente desenvolvi pesquisas sobre resistências-femininas nos estados do Pará e Maranhão. Dialogando com mulheres que são referências dentro e fora de suas comunidades.

Mulheres que não tiveram formações políticas sobre protagonismo feminino ou até mesmo sobre feminismo. São mulheres que já nasceram feministas (como algumas já disseram), entendendo que conquistar lugares de fala é também ter direito de estar e permanecer em qualquer espaço.

A partir dessas idas nos territórios onde realizei as pesquisas, percebi os impactos dos megaprojetos cada vez mais presente na vida dessas mulheres e me reconheci como uma atingida e que resiste também aos grandes empreendimentos e ao agronegócio.

Essa percepção instigou a continuidade na militância, o que me motivou, a contribuir com a construção de organizações que pauta os direitos humanos visando à formação de novos sujeitos – o sujeito de direitos –, que se posiciona contra todas as formas de opressão e violação. Por isso a proposta dessa coluna é falar sobre pesquisas sejam elas científicas ou não, de lideranças-femininas que cuidam e lutam pela seus territórios.

Você também pode gostar

3 comentários

Pedro Arthur Silva Figueiredo 25 de agosto de 2020 - 10:34

Interessante e agradabilíssima a proposta. Gostei da parte em que falaram já nasceram feministas, pois essa é a realidade das mulheres do campo, de locais afastados das metrópoles, lutam desde cedo e já exercem a militância sem saber que há forte significado por trás. Parabéns ao trabalho realizado.

Responder
Letícia 25 de agosto de 2020 - 11:43

Parabéns Erika !

Responder
Karla Riccelly Lima Sousa 26 de agosto de 2020 - 13:23

Sempre me surpreendendo, Érica.
Parabéns!

Responder

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies