Início » Blog » Imperatriz » Professora Maria Luísa é premiada em evento nacional de Direitos Humanos

Professora Maria Luísa é premiada em evento nacional de Direitos Humanos

por Portal Assobiar

Texto: Assessoria Centro de Cultura Negra de Imperatriz

Na noite do dia 09 a professora Maria Luísa Rodrigues de Sousa, uma das fundadoras do movimento negro em Imperatriz – MA, foi premiada com o terceiro lugar, na categoria Trabalhos Acadêmicos, da 9º edição do Prêmio Patrícia Aciolli de Direitos Humanos, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ).

A professora Maria Luísa concorreu com o artigo, “Combate ao racismo e promoção de Cidadania e Direitos Humanos no Centro de Cultura Negra Negro Cosme de Imperatriz – MA”, escrito em parceria com a jornalista Idayane da Silva Ferreira. O trabalho destaca a atuação do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN-NC) no enfrentamento ao racismo e na promoção de cidadania e direitos humanos dos negros e negras em Imperatriz, no Maranhão.

Quem é a Maria Luísa?

Maria Luísa é militante histórica da causa negra no estado. Participou das primeiras discussões do movimento negro em Imperatriz nos anos 90, é uma das fundadora do Centro de Cultura Negra Negro Cosme e presidiu a instituição em duas oportunidades, entre 2004 e 2008. Foi uma das responsáveis pela criação da Coordenação Estadual de Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), a única do Maranhão.  Representou o CCN – NC no Conselho Estadual da Política da Igualdade Étnica Racial (CEIRMA) do estado de 2007 a 2019, onde também ocupou o cargo de vice-presidenta, representando a sociedade Civil. 

O prêmio é um reconhecimento à sua militância histórica aguerrida, que tem contribuído para que gerações de negros e negras tenham acesso a direitos básicos no Brasil. A luta antirracista de Maria Luísa nos dias atuais, é a continuidade da luta abolicionista de Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, no século 19.

Para conhecer as atividades do Centro de Cultura Negra Negro Cosme de Imperatriz (CCN-NC) clique aqui.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies