Início » Blog » Especiais » Somos o grupo de leitura Mulheres em Prosa!

Somos o grupo de leitura Mulheres em Prosa!

por Mulheres para se ler

Olá leitor do Portal Assobiar! Nós somos o clube de leitura Mulheres em Prosa. Um grupo de mulheres que leem mulheres, fundado em 2018 em Imperatriz, Maranhão. Nosso principal objetivo é a valorização e (re)conhecimento da literatura de autoria feminina.

A nossa missão iniciou há quase 3 anos, quando nos reunimos com o propósito de ler as seis principais obras de Jane Austen. Uma escritora à frente do seu tempo, que, além da ousadia de publicar obras literárias em um tempo em que mulheres mal podiam ler, apresentava críticas à sociedade e valorizava a figura feminina com sua heroínas icônicas, como Elizabeth Bennet, Elinor Dashwood, Emma, entre outras.

O que seria um projeto de um ano se transformou em um espaço para debatermos mais que a literatura, mas também para compartilhar nossa experiência como mulher através das obras literárias. 

Em nosso primeiro ano debatemos as principais obras de Jane Austen

Assim, em 2019 demos continuidade ao projeto, desta vez com leituras das irmãs Emily, Charlotte e Anne Brontë. Este foi um ano em que falamos sobre violência doméstica, relacionamentos, e desigualdade entre homem e mulher com clássicos como “Jane Eyre”, “O morro dos ventos uivantes” e “A senhora de Wildfell Hall”.

Essas obras nos deram o incentivo para que o nosso clube de leitura prosseguisse na missão da valorização e leituras de autoria feminina. Assim, em 2019, nomeamos nosso grupo como “Mulheres em prosa”. 

Debatemos nossa experiência como mulheres por meio da literatura

Em 2020 decidimos que nossas escolhas seriam exclusivamente de escritoras negras. E mesmo com a pandemia, seguimos nossos encontros, de forma online, falando sobre grandes mulheres como Djamila Ribeiro, Maya Angelou, Chimamanda Ngozi, e tantas outras.

Em 2021 vamos nos dedicar a ler as vencedoras do Nobel de Literatura, que, em comparação com os homens que já receberam a premiação, são poucas, porém extremamente necessárias.

Seguindo nossa missão, ainda este ano iniciamos em nosso Instagram o quadro “Mulheres para se ler”, onde semanalmente lançamos vídeos contando um pouco mais sobre escritoras e suas obras. (Acompanhe aqui a nossa série)

Um quadro que agora chega ao Portal Assobiar. Aqui falaremos de escritoras famosas ou não, brasileiras ou de outras nacionalidades, para que conheçam um pouco mais sobre as mulheres que contribuem com a literatura. Esperamos que acompanhem a nossa coluna e que possamos contribuir um pouco mais por um mercado editoral mais igualitário para mulheres, e com leitores mais conscientes quanto a necessidade de se ler mulheres.

Até semana que vem!

Hyana Reis – Fundadora do Mulheres em Prosa

Você também pode gostar

3 comentários

GLENDA ALMEIDA 2 de setembro de 2020 - 17:40

Fazer parte do “Mulheres em Prosa” sempre amplia meus horizontes. Permite com que eu veja o que outras mulheres veem e, com isso, observe nossas semelhanças e diferenças. Imensa felicidade em ver a historia desse grupo ser contada de modo tão talentoso.

Responder
Abigail Sousa 2 de setembro de 2020 - 19:41

Maravilhosa 😍

Responder
Andrelva Sousa 8 de setembro de 2020 - 6:22

Participar do Clube de Livros Mulheres em Prosa foi e tem sido ideal para sair da zona de conforto literária. Já tive a oportunidade de conhecer autores incríveis e de ler gêneros que não tinha o hábito de ler.

Responder

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies