Início » Blog » Entretenimento » Após cinco meses fechado, Centro de Artesanato de Imperatriz reabre neste mês

Após cinco meses fechado, Centro de Artesanato de Imperatriz reabre neste mês

por Daniela Souza

Desde o dia 22 de março o Centro de Artesanato está fechado devido à pandemia

Após cinco meses de portas fechadas devido à pandemia, o Centro de Artesanato de Imperatriz será reaberto ainda neste mês. Segundo a presidente da Associação de Artesão de Imperatriz (Assari), Simone Fonseca, a previsão é que o Centro reabra na próxima semana, mas sem data ainda confirmada.

O Centro de Artesanato está fechado desde o dia 22 de março. Segundo a presidente, os quase seis meses em que o Centro esteve fechado serviu para aprimorar a produção dos artesanatos e passaram a utilizar as redes sociais para comercializar.

“Recomendei a elas a postarem no whatsApp, instagram e facebook. Em meio à pandemia eu faço parte do projeto Lider do Sebrae. Consegui através do Sebrae, do Governo do Estado e da Associação Comercial três sites de vendas para colocar as imagens dos artesanatos de forma gratuita. As artesãs e artesãos começaram a postar as mercadorias, e elas têm vendido bastante nas redes sociais”.

Simone recomendou ainda que diariamente os clientes da Assari recebessem notificações de novos artesanatos por meio de fotos pelas redes sociais. “Estávamos com medo de participar de feiras de artesanatos porque por causa da pandemia. Mas agora aos poucos e devagar estamos voltando ao trabalho direto com o público”.

A maioria dos associados têm como principal renda o artesanato. (Foto: Nathália Catherine)

A presidente ressalta que não tem como adiar mais a reabertura, pois a maioria dos associados têm como principal renda a comercialização de seus artesanatos. “Estamos nos reorganizando para reabrir. Algumas pessoas se escreveram no Auxílio Emergencial e estão recebendo. Nos últimos meses tivemos demandas de cestas básicas para esse período de pandemia, e resolvemos junto ao Governo do Estado”, afirma Simone.

Os últimos detalhes para reabrir já estão sendo organizados, segundo Simone.  “Estamos em fase da manutenção do ar condicionado, troca de algumas lâmpadas e colocar umas portas de vidro que ainda faltam. Acredito que ainda neste mês esteja pronto e vamos reabrir. Terá bastante novidade. As artesãs produziram cada peça linda! Esse fechamento do Centro serviu para exercer mais ainda a nossa criatividade. A ociosidade fez com que as produções ganhasse um ‘up grade’. Me sinto muito feliz de ver o quanto elas estão aprimorando o trabalho. Até uma escultora surgiu nessa pandemia. Ela trabalhava fazendo umas bonecas de garrafa com a técnica biscuit. Agora ela está esculpindo com cerâmica e gesso. Está ‘show de bola’! A cidade vai ficar muito feliz com o que vai vir”, garante Simone.

Vídeo promocional sobre o Centro de Artesanato de Imperatriz produzido por estudantes da Pós-Graduação da UFMA de Imperatriz. Vídeo gravado em dezembro de 2019.

Para conhecer os artesanatos em outros sites:

Site Resolvi ; Sebrae ; Faem

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies