Edna Goldoni: Palestrante e fundadora do Instituto Vasselo Goldoni
Edna Vasselo Goldoni. Ilustrução: Idayane Ferreira

Tenho a estranha mania de associar pessoas legais à músicas da minha playlist. Isso acontece não só em relação às pessoas, mas também a momentos e situações. É uma mania mesmo. Hora acho bom, criativo e engraçado; hora acho muito repetitivo.

Dessa forma, toda vez que escrevo, recordo-me de uma música, mesmo que ela não vá para o texto. São músicas daquelas bem poéticas e cheias de significados, que me fazem refletir e descrever a pessoa legal que conheci. 

Quis começar a contar essa história porque alguns perfis de ‘Dias Mulheres Virão’ escritos por mim, iniciaram com trechos de músicas. Acho que uns três foram assim. É uma forma de inspiração e é meu jeito de dizer o que senti ao lado dessa pessoa ou naquele momento. 

Então, como de costume, posso dizer que a nossa convidada da editoria ‘Dias Mulheres Virão’ deste mês de agosto é como relata a música ‘Carolina’ de Seu Jorge: “Bem difícil de esquecer. Andar bonito e um brilho no olhar”. Em outro momento da letra, ela me lembra ainda mais essa pessoa: “Maravilha feminina, meu docinho de pavê. Inteligente, ela é muito sensual. Te confesso que estou apaixonado por você.” 

O nome da personagem dessa editoria não é ‘Carolina’, como o nome da música, mas sim: Edna Vasselo Goldoni. A conheci no dia 21 de abril deste ano, por ocasião do Encontro Maranhense de Mulheres Empreendedoras (EMME). A Idayane, minha parceira no projeto do Portal Assobiar, contou como consegui participar do evento no texto sobre a Kátia Rocha. Quando terminar de ler este perfil, clica no link aqui para conferir.  

O encontro reuniu 1200 mulheres do Maranhão no New Palace Eventos, em Imperatriz.  Edna Vasselo Goldoni foi uma das palestrantes e, pela primeira vez em sua vida, após mais de 20 anos de carreira e visitando inúmeros municípios brasileiros e até fora do país, ela encantou e motivou 1200 mulheres a permanecerem firmes em seus propósitos. 

É isso mesmo que você leu. Vou repetir com mais detalhes: No dia 21 de abril foi a primeira vez que Edna palestrou para 1200 mulheres em um só lugar e no mesmo dia. Edna veio muito elegante para este evento: estava de vestido vermelho midi, sapato mocassim branco com detalhes dourados e seu cabelo estilo pixie com um topete muito bem feito e arrojado, o que trazia um ar de elegância e poder. 

Com batom vermelho, ela chegou no palco do evento, acenando como uma miss e prendendo a atenção de todas. Depois do grande alvoroço com os acenos ao público, Edna iniciou a contar sua história até se tornar palestrante e motivadora de mulheres dentro e fora do país. 

Natural de Torrinha, interior de São Paulo, Edna fez graduação em biomedicina. Após terminar a graduação, decidiu, em consonância com os pais, morar na capital paulista e disse a eles que retornaria para Torrinha, apenas para celebrar os frutos dessa decisão. No entanto, Edna teve um longo e árduo percurso até se tornar uma grande empresária e incentivadora de mulheres. 

Insatisfeita com a profissão de biomédica, Edna recebeu a proposta de ser vendedora de plano de saúde. A princípio, ser vendedora de plano de saúde não era algo rentável, mas foi o lugar que Edna deu seus primeiros passos profissionais na comunicação com pessoas. Segundo ela, ao ser vendedora de plano de saúde, teve que desenvolver habilidades como ter poder de persuasão, determinação e muita coragem. 

A determinação e a coragem lhe fizeram se aventurar no universo da comunicação. Após muitas batalhas enfrentadas diariamente na capital paulista, ela tornou-se referência do protagonismo feminino a nível nacional. Posso citar alguns dos pontos mais relevantes do seu currículo atualmente. 

Edna é Presidente do Instituto Vasselo Goldoni, CEO da Vasselo Goldoni Desenvolvimento Humano, Embaixadora do grupo WCFO, Integrante do ALL LADIES League. É também executiva, palestrante, autora de um dos Capítulos do Livro Segredos do Sucesso – Vol IV – Alta Gestão (2018). Recebeu três vezes o prêmio Top Of Mind; Prêmio Apólice (2012/2013/2014); Prêmio Confiança (2011/2014/2015); Prêmio Mãos e Mentes que Brilham (2017). Foi condecorada Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres (2018) e representou o Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres (2016).

É a idealizadora do Encontro com Mulheres de Sucesso e integrou o Grupo de Liderança Feminina da  Associação Brasileira de Recursos Humanos – São Paulo – ABRH-SP (2014/2015) e da Comissão Organizadora do 1º e 2º Conalife (2016/2017). Colunista da Revista Melhor até dezembro de 2018 e âncora do Programa “Personalidades com Edna Vasselo Goldoni” da TV Gestão R&H, possui um currículo extenso, não é mesmo? Além disso, reservou um bom tempo para casar com Léo Goldoni e ter dois filhos chamados Lara e Leonardo. 

O grande projeto da carreira de Edna, que tem revolucionado cada município que ela visita, é o ‘Semeando Pérolas’. O projeto tem o objetivo de convocar as mulheres a assumirem o seu protagonismo. “A entrega de um colar de pérolas para cada mulher, ressoa como símbolo capaz de ressignificar o poder de transformação interior, movendo dentro de si sua fé, coragem, confiança, resiliência e amor!”, explica. 

Ela afirma que já entregou mais de 50 mil colares de pérolas no Brasil e no exterior. Por meio desse projeto, Edna e toda a equipe do Instituto Vasselo Goldoni (IVG) realizam palestras em empresas, escolas, eventos, hospitais e comunidades, transmitindo uma mensagem de impacto às participantes. 

Quando a entrevistei, um dia após o evento de Imperatriz, perguntei o que a motivava a fazer este trabalho. Edna me respondeu com sua voz suave e serena:  “Eu vivo para poder levar a minha voz impactando cada vez mais mulheres, no sentido de que elas assumam o protagonismo da sua história, para que cada vez mais as mulheres deem voz à sua voz, para que elas possam se expressar com a mais absoluta liberdade.  Para que mais mulheres possam viver uma vida digna, de respeito e de oportunidades. Então, hoje eu me inspiro nesse sonho. Hoje a minha maior inspiração é poder sonhar, é poder tocar a alma de cada mulher e fazer com que ela se apodere da sua história e da sua voz”.

É muito bom revisitar, na memória e na gravação da entrevista, as palavras e a força que a Edna transmite. Ela ficou entusiasmada quando mostrei o site do Portal Assobiar, especialmente ao ver a editoria ‘Dias Mulheres Virão’, na qual escrevemos sobre mulheres. Eu, por minha vez, fiquei encantada com a chance de contar um pouco mais sobre ela. É como se assim eu pudesse partilhar com mais pessoas as contas do colar de pérolas que ganhei da Edna –  e do qual me senti muito honrada.

Daniela Souza

Jornalista especializada em Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. Já vivenciou experiências profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, produção de documentários, radiojornalismo, assessoria política, repórter do site jornal Correio de Imperatriz e social mídia. Boa parte de suas experiências profissionais foram em assessorias de comunicação institucional de ONGs, com ativismo social voltado para a defesa de direitos humanos, justiça socioambiental e expansão da agroecologia na região do bico do Papagaio; esses trabalhos ocorreram nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO).

últimas publicações

"O que não contam, nós assobiamos"

Todos os conteúdos de autoria editorial do Portal Assobiar podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que deem os devidos créditos.