O empreendedorismo como uma alternativa sustentável e eficiente

Em termos gerais, o empreendedorismo social é um empreendimento comercial inovador que influência a mudança social. Um empreendedor social têm uma causa específica com a qual se preocupar e desenvolve um modelo de negócios voltado para causar um impacto social positivo. O principal objetivo é criar mudanças sociais sustentáveis e duradouras através de negócios e projetos.

É um fator que não há real desenvolvimento se este não for planejado estrategicamente pensando na auto sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e levando em consideração as gerações futuras. Nesta ocasião enfatizo o empreendedorismo social ou individual como estratégias sustentáveis para o desenvolvimento social de nações ou estados, especialmente no Quênia, pais localizado na África Ocidental.

Eis aqui áreas-chave de interesse que empreendedores sociais podem incluir: desenvolvimento econômico, educação, igualdade de gênero, assistência médica, agricultura, sustentabilidade ambiental, energia renovável e desenvolvimento comunitário. Pode-se afirmar que o empreendedorismo social pode operar como um negócio sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou híbrido (também conhecido como empresa social), dependendo do modelo de negócio que você preferir e da disponibilidade de financiamento.

Destaco alguns exemplos de organizações empreendedoras que têm o empreendedorismo social como estratégia.

  1. Faulu: Banco popular

A visão da Faulu é permitir que os quenianos realizem os seus sonhos, ouvindo e capacitando a comunidade com produtos e serviços relevantes. O banco oferece aos clientes uma gama completa de serviços financeiros que incluem: Investimentos, poupança e seguros, com especial referência aos segmentos comunitários, empréstimos e seguros.

  1. SoluBag – Reciclagem

Estão reinventando a sacola plástica, a partir da quantidade excessiva de plástico contaminando a nossa terra. Eles tiveram que encontrar uma maneira de substituir o plástico que usamos todos os dias. Por isso criamos a Solubag, que tem as mesmas capacidades de qualquer bolsa, mas não polui o nosso planeta. A Solubag é uma ótima alternativa para substituir a sacola plástica porquê têm tais qualidades: firmeza, elasticidade, flexibilidade, resistência, reutilização.

Criar alternativas de desenvolvimento sustentável é urgente e necessária nos dias atuais, pois o atual sistema de desenvolvimento econômico já não dar conta de prover as necessidades humanas com estratégias sustentáveis capaz de considerar o cuidado pela mãe terra deixando o terreno fértil para gerações futuras.

Alfredo Monteiro

Cearense. Missionário consagrado. Agente de transformação social. Graduado em serviço social e desenvolvimento sustentável

Outras colunas

"O que não contam, nós assobiamos"

Todos os conteúdos de autoria editorial do Portal Assobiar podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que deem os devidos créditos.