A paz como indicador para o desenvolvimento em todas as suas dimensões: O caso de Marsabit no Quênia

Sem dúvida, para que ocorra desenvolvimento em todas as suas dimensões, é necessário que existam condições externas, e uma delas é a paz local, assim como uma boa comunicação entre os povos que lá residem.

Nesta ocasião, descreverei a atual situação social, econômica e climática de um pequeno estado localizado no norte do Quênia, já na fronteira com a Etiópia na África Ocidental, chamado Marsabit, que no dialeto local chama-se Rendille significa “alto e fresco” ou ainda ‘montanha cercada de nevoa’. Segundo o  último censo nacional  realizado no ano de 2019, o estado de Marsabit tem uma população aproximada de 459,785 habitantes.

Fotos: alfredo Monteiro

Atualmente o estado tem 14 tribos, sendo as principais: Rendille, Borana, Gabra, Sakuye Oromo, Dasenach, Burji, Turkana. Tais tribos são nômades e têm sua principal fonte de renda na criação de animais (gado, cabras, ovelhas e camelos), são também povos capazes de sobreviver em lugares de altas temperaturas. De fato, Marsabit tem boa parte de sua superfície ocupada por terras desérticas e áridas onde as precipitações pluviométricas são poucas e escassas.

Marsabit nos últimos 4 anos tem sido afetado com guerras tribais principalmente entre duas tribos, Gabra e borana. Historicamente, essas tribos brigam entre si, e o principal motivo é por causa de terras, animais e poder político.

Paradoxalmente, tais tribos falam a mesma língua e seus membros casam entre si; contudo, desde maio de 2023, esses conflitos cessaram, acontecendo assim um período de paz que, desfrutado e sentido por todo o território de Marsabit, proporcionou assim, a livre locomoção e movimento de pessoas ao entrar e sair do estado.

As crianças podem ir livremente para a escola; os trabalhadores podem ir e vir para seus locais de trabalhos; os líderes religiosos podem assistir frequentemente as suas igrejas e reunir seus fiéis; os jovens podem jogar qualquer tipo de esportes, as ONGS podem realizar suas reuniões e visitar às comunidades rurais; as empresas e pessoas podem viajar e transportar bens e realizar serviços sem nenhum problema.

Ao que se refere a infraestrutura percebe-se um rápido crescimento na construção de pequenos e médio shoppings do setor de negócios e serviços  da cidade de Marsabit. Outra notícia boa, é que o estado recebeu, nos meses de novembro e dezembro, boas precipitações de  chuvas. Agora é possível fazer o plantio de milho e feijão; e os agricultores já estão realizando a colheita e trazendo abundância para as famílias.

Alfredo Monteiro

Cearense. Missionário consagrado. Agente de transformação social. Graduado em serviço social e desenvolvimento sustentável

Outras colunas

Os livros clássicos são realmente bons?

O texto explora se os livros clássicos são realmente “bons” e discute o que faz um livro ser considerado um clássico. A autora reconhece que a qualidade de um livro é subjetiva e varia de acordo com o gosto pessoal e o contexto cultural dos leitores. Clássicos são geralmente valorizados por sua influência duradoura, profundidade temática e qualidade literária. No entanto, nem todos os leitores necessariamente apreciam esses livros, já que alguns podem achá-los datados ou difíceis de ler.

"O que não contam, nós assobiamos"

Todos os conteúdos de autoria editorial do Portal Assobiar podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que deem os devidos créditos.