Início » Blog » Sem categoria » Evento online celebra as festividades juninas do Maranhão

Evento online celebra as festividades juninas do Maranhão

por Daniela Souza

O ‘São João digital’ vai ocorrer nos próximos dias 23 a 26 de junho. O evento é organizado pelo Sebrae Maranhão e a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão e tem como objetivo comemorar as festividades do período junino

Assim como todos os principais eventos e festividades do ano ganharam a versão digital, a celebração junina em homenagem a ‘São João’, considerada uma das principais festas populares do Maranhão, será este ano em formato online também. A festa é conhecida pelos ritmos forró, cacuriá, bumba meu boi e demais apresentações envolventes.

A festa em formato digital ocorrerá nos próximos dias 23 a 26 de junho. O evento é organizado pelo Sebrae Maranhão e a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão e tem como objetivo comemorar as festividades do período junino.

São João Digital vai celebrar a cultura maranhense
e preparar os empreendedores para faturamento com período festivo (Fotos: Gilson Soares – Setur MA)

O ‘São João Digital’ vai permitir vivenciar os festejos juninos, terá mostras de gastronomia e artesanato típicos característicos do período. A iniciativa conta uma programação especial de oficinas gastronômicas e de economia criativa, transmissões ao vivo, apresentações culturais, entre outras.  

O secretário estadual de turismo, Catulé Júnior, explica que a iniciativa é para garantir a celebração de um dos meses mais cheios de festividades no Estado. “O mês de junho é sempre muito especial, pois aprendemos a confraternizar por meio das manifestações culturais que fazem a história e reafirmam a identidade dos maranhenses. Infelizmente nesse ano não poderemos estar presencialmente próximos”.

Júnior reafirma ainda que “é preciso manter acesa a chama do São João, da nossa cultura e faremos isso de forma variada e online para comemorarmos os festejos juninos em 2020. A crise vai embora, mas a beleza e o encanto do Maranhão ficam!”.

As festas juninas são conhecidas como as mais populares do MA.

Segundo os organizadores, a ideia de realizar o ‘São João Digital’ é uma oportunidade de levar aos turistas, agentes de viagens e o público em geral, uma vivência de São João diferente, a partir de experiências que remetam ao seu festejo e história, de forma única e cheio de diversidades.

Luís Walter Muniz, coordenador estadual de Turismo e Cultura do Sebare no Maranhão, destaca que o evento surge como um momento único de inovar para sociedade e para os empreendedores, que também poderão aproveitar o momento para se capacitarem, com a programação de oficinas envolvendo a economia criativa, o turismo e a gastronomia.

“Nesse período junino, o Sebrae não poderia ficar de fora. E junto com a Secretaria de Turismo preparamos o São João Digital que vai ampliar o raio de ações e preparar nossos empreendedores e a sociedade em geral. Trata-se de um momento de integração do turismo, economia criativa, assim como a gastronomia. Aproveitem e acompanhem nossa programação, mesmo nesse distanciamento, estamos juntos”, ressalta Muniz.  

O evento em formato digital reunirá todas as manifestações culturais do MA neste período.

A programação e as lives podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Sebrae Maranhão e perfil promocional da Setur, as inscrições para as oficinas na loja virtual https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/ .

A transmissão online que fechará a programação semanal será transmitida nos instagrans @materradeencantos e @sebraemaranhão. Vamos descobrir as curiosidades e assistir às apresentações dos sotaques de bumba meu boi no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h.

CAPACITAÇÕES

Na programação de oficinas, o Sebrae preparou capacitações exclusivas voltadas para economia criativa e turismo. No dia 23 de junho, o Criativo de Moda e ludovicence, Manoel Mougeot, comanda a oficina Vitrine Virtual Junina. Na oficina, os empreendedores criativos receberão dicas e orientações dos cenários juninos para elaborarem sua vitrine virtual e alavancarem as vendas no período festivo de São João.

Outra atração que vai trabalhar fortemente a gastronomia são as oficinas comandadas pelo chef maranhense e descendente de libaneses, Júnior Ayoub. O chef vai compartilhar ensinamentos e orientações para elaboração de pratos tipicamente maranhenses, como a oficina de Cuxá com espetada de peixe pedra.

E para explorar as possibilidades artísticas desse período festivo, valorizando a cultura maranhense, a arquiteta urbanista e escritora maranhense, Rosiane Farias Bastos, comandará a oficina Aquarela Junina, no dia 25 de junho. Quem não sabe desenhar ou nunca pintou aquarela, vai ter a oportunidade de conhecer as técnicas e efeitos, utilizando materiais acessíveis para obter resultados satisfatórios.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e estão sendo realizadas na loja virtual do Sebrae Maranhão (https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/).  

O evento é considerado um dos mais populares do Maranhão.
Além dos ritmos, terá gastronomia típica deste período e convidados especiais.

Programação das oficinas

23/06 – (terça-feira) – Oficina Vitrine Virtual Junina

Horário: 17h

Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão

Palestrante: Manoel Mougeot

24/06 – (quarta-feira) – Oficina Cuxá com espetada de peixe pedra

Horário: 17h

Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão

Palestrante: Junior Ayoub

25/06 – (quinta-feira) – Oficina Aquarela Junina

 Horário: 17h

Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão

Palestrante: Rosiane Farias Bastos

26/06 – (sexta-feira) – Oficina Caldo de Tarioba com pão de Santo Antônio

Horário: 17h

Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão

Palestrante: Junior Ayoub

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies