Início » Blog » Especiais » As heroínas de Jane Austen

As heroínas de Jane Austen

por Mulheres para se ler

A literatura e os livros exercem um papel importante na construção do conhecimento. Quando iniciamos uma leitura, somos imersos na vida dos personagens, no local e em especial nos costumes da época. Isso nos leva a conhecer a evolução da sociedade e suas mudanças.

Quando lemos Jane Austen, por exemplo, uma escritora inglesa que escreveu no séc. XVIII e XIX, vemos a realidade das mulheres da época, nascidas com um único objetivo, “arrumar” um casamento promissor, conforme retratada um dos seus romances mais famosos “Orgulho e Preconceito”, em seu primeiro parágrafo: “É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa”.

Suas obras apresentam críticas à sociedade da época (Foto: Reprodução)

As obras de Jane Austen trazem uma crítica a sociedade da época e suas relações familiares. A figura da mulher “submissa” e “doméstica” presente em Orgulho e Preconceito é substituída por uma jovem determinada e corajosa que faz suas próprias escolhas. O casamento existe como uma opção, não como uma obrigação.

Suas personagens fortes e determinadas, demonstram que nós mulheres somos capazes de estarmos nos lugares que quisermos e sermos o que quisermos, podemos exigir da sociedade que respeita as nossas escolhas, como ter ou não ter filhos, casar ou não casar, a profissão que queremos seguir.

Jane Austen 'escondeu' críticas sociais em seus romances, diz pesquisadora
Jane Austen foi uma escritora à frente de seu tempo (Foto: Reprodução)

Acredito que ainda temos um longo caminho a percorrer em relação as nossas conquistas, continuaremos falando, gritando e lutando até sermos ouvidas e respeitadas.

Leiam Jane Austen, leiam mulheres.

Anne Harlle

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies