Início » Blog » Entretenimento » É do Maranhão primeira mulher a presidir o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura

É do Maranhão primeira mulher a presidir o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura

por Daniela Souza

Texto Agência de Notícias MA

A presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, Elaine Dutra, é a primeira mulher eleita presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta. A eleição aconteceu na última quinta-feira (30), por meio virtual.

Logo após a votação, seguiu-se a posse da nova diretoria executiva, que coordenará o ConECta de agosto de 2020 a julho de 2021.

Eleine Dutra foi eleita por unanimidade e pretende ampliar a participação dos conselhos de cultura na elaboração e implementação de políticas públicas.

“É um momento único na história dos conselhos não apenas para o fortalecimento da participação das mulheres, mas também do Nordeste; quero construir um mandato democrático e forte, e agradecer a compreensão desse coletivo que nos elegeu”, destacou Elaine. 

A nova presidente do ConECta, Elaine Cristina Corrêa Dutra, 35 anos, é capoeirista há 21 anos, coreira de Tambor de Crioula há 8 anos, foi a primeira mulher a presidir a Federação Maranhense de Capoeira.

Em 2019 Elaine foi eleita presidente do Conselho Estadual de Cultura com mandato até 2021. Também faz parte dos Coletivos Deliberativos da Salvaguarda da Capoeira e do Bumba-meu-boi/IPHAN-MA, foi conselheira de Cultura de São Luís e conselheira de Cultura do Maranhão no segmento Patrimônio Cultural.

A diretoria executiva do ConECta eleita é formada pela presidente, Elaine Cristina Corrêa Dutra, do Maranhão; pela vice-presidente Aryanne Ribeiro, de Minas Gerais; e pelos coordenadores regionais Norte, Sebastião “Sabá” Moura, de Roraima; Sul, Helcio Kovaleski, do Paraná; Sudeste, Valquiria Volpato, do Espírito Santo; Centro-Oeste, Wellington Abreu, do Distrito Federal; e Nordeste, Jocimar Gonçalves, de Pernambuco.

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta, fundado em 1998, é uma instância de congregação dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil. Tem como finalidade representar os conselhos junto à União, Estados, Municípios e DF, implementar os Sistemas de Cultura, promover a articulação e a cooperação entre os conselhos, formulação de políticas culturais com representação em instâncias decisórias e acompanhamento de sua concretização.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies